AGS JH21C - IVAN CAPELLI - GP DE PORTUGAL 1986




O AGS JH21C foi o primeiro carro de Fórmula 1 da equipe francesa AGS (Automobiles Gonfaronnaises Sportives), projetado por Christian Vanderpleyn e Michel Costa. Construído a partir de um monocoque do Renault RE40 de 1983, o JH21C utilizava um motor Motori Moderni V6 turboalimentado e pneus Pirelli. Sua estreia ocorreu no Grande Prêmio da Itália de 1986, com o piloto italiano Ivan Capelli ao volante.

No Grande Prêmio de Portugal de 1986, realizado no circuito de Estoril, Capelli qualificou-se na 25ª posição. Infelizmente, a corrida terminou prematuramente para a equipe, com o JH21C sofrendo uma falha no câmbio após apenas seis voltas, resultando em um abandono.

Após participar de apenas duas corridas na temporada de 1986, o JH21C foi substituído pelo modelo JH22 para a temporada seguinte. Atualmente, o AGS JH21C está em exibição no Manoir de l'Automobile, localizado em Lohéac, na Bretanha, França.

Para os entusiastas de automobilismo, o JH21C representa um marco na história da AGS, simbolizando a entrada da pequena equipe francesa no competitivo mundo da Fórmula 1.